Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nossa História.



História de Sergipe tem início antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios Tupinambás e tinha como capital a histórica cidade de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do pais, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 23 de janeiro de 1967, e  a praça São Francisco como patrimônio histórico da humanidade desde 1º de agosto de 2010.

Em 17 de março de 1855, o presidente da Província de Sergipe Del Rey, Ínacio Barbosa, às margens do rido Sergipe, declara  como a nova capital do estado, Aracaju, que já nasce com espírito do progresso.



Qual motivo da transferência de São Cristóvão para Aracaju?
A mudança do interior para Aracaju que fica no litoral, visava facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente a açucareira.

O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajueiro".

Sebastião Pirro, engenheiro, projetou a cidade de Aracaju em um formato de tabuleiro de xadrez.
Centro Histórico em 1940

A cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranqüila, aconchegante e acolhedora, brisa constante, um povo feliz e hospitaleiro.


Aracaju é cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. 
De acordo com o Censo 2010, a cidade conta com 570.937 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, o número passa para 835.564 habitantes.
Nossa cidade está em constante desenvolvimento geográfico e populacional devido ao desenvolvimento turístico, como também o grande investimento na área habitacional por parte dos governos federal e municipal, que vem construindo novas habitações para a população mais humilde e o setor imobiliário que vem investindo na classe mais  média e rica.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

2ª Feira Arte


Nessa sexta-feira dia 29 de Abril no Mirante da 13 de Julho, você poderá conferir  a 2ª FeirArte - AAPLASA. Uma exposição com telas, esculturas e artesanato de 39 artistas plásticos entre eles Chico Só, Cândida Bispo, Luiza Leon, Conceisão Aguiar e Del Ramos. (http://www.aaplasa.com/)
A exposição vai 29/04 à 11/05.


Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 9:00h às 19:00
Sábado, Domingo e Feriado: 9:00h às 15:00h


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exposição Fotográfica concurso "Declare seu amor por Aracaju"

Nessa quinta-feira dia 31/03/2011 inicia a exposição fotográfica  no Mirante da 13 de Julho com belas imagens da nossa cidade captadas por fotógrafos amadores que participaram do concurso. Já que a cidade completou 156 anos, a Secretaria Municipal de Comunicação promoveu o concurso fotográfico ‘Declare seu amor por Aracaju'. Com interesse de revelar detalhes da capital sergipana através das lentes.




A iniciativa integra a programação oficial comemorativa ao aniversário da capital , estimulando as produções fotográficas amadoras. Foram selecionadas 12 fotos publicadas em perfis das redes sociais Flickr e TwitterPic. O motivo do concurso inspira os participantes, que surpreenderam pela qualidade dos trabalhos.











Horário de Funcionamento do Mirante da 13 de Julho:
Segunda a Sexta: 9:00h às 19:00
Sábado, Domingo e Feriado: 9:00h às 15:00h



Novela "Cordel Encantado" é gravada em Xingó




Diretor Gustavo Fernandes e equipe com figurantes na gravação do pôr do sol em Canindé de São Francisco


Cenários nos Estados de Sergipe e Alagoas fizeram parte das gravações que vai ao ar dia 11 de abril. No período de 16 a 19 de março, o Diretor Gustavo Fernandes e o Produtor Executivo da Rede Globo, Renato Azevedo,  estiveram na região do Complexo Turístico Xingó, que integra os Estados de Sergipe e Alagoas, comandando uma equipe de aproximadamente 170 pessoas, nas gravações da próxima novela global, Cordel Encantado.A primeira cena da novela foi gravada no munícipio sergipano, Canindé de São Francisco, com cerca de 20 figurantes, selecionados na própria região.


Ator Carmo Dalla Vecchia com o figurante Beto de Poço Redondo



(Fonte: jornaldacidade.net; revistaquem.globo.com)

Aracaju 156 anos.





Na quinta-feira dia 17 de março de 2011, a cidade de Aracaju – SE completou 156 anos.
Apesar de Aracaju ficar no menor estado do Brasil, a capital sergipana comemorou em grande estilo: com muita festa e animação. Com o lema, Feliz Aracaju – Orgulho da gente, a prefeitura da cidade organizou muitos eventos, dentre eles o show do Skank e o Show da banda Cavaleiros do Forró que aconteceu na praça Hilton Lopes.




Projeto Caju na Rua

Prefeito e outras autoridades lançam o Caju na Rua (Fotos: Portal Infonet)

A prefeitura de Aracaju com o objetivo de levar a arte às ruas da cidade foi lançado o projeto 'Caju na Rua', na manhã desta sexta-feira, 11, no mirante da praia 13 de Julho. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve presente na inauguração junto com o idealizador do projeto, Fábio Sampaio, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, além de secretários e os artistas plásticos que participam do projeto.

Ao todo, são 11 cajus espalhados pela cidade, 10 deles patrocinados pela Prefeitura de Aracaju e um pela empresa Celi. Os artistas sergipanos responsáveis pela arte nos cajus são Elias Santos, Allan Adi, José Fernandes, Cruz, Edidelson, Hortência Barreto, Ana Denise, Madureira, João Valdênio e Eduardo Fabião.

Edvaldo Nogueira inaugura o caju pintado pela artista Hortência Barreto, ao lado.

10 pontos da cidade: 
  • Mirante da 13 de Julho
  • Mercado Colina do Santo Antônio
  • Parque da Sementeira
  • Espaço em frente ao Parque dos Cajueiros
  • Alameda das Árvores
  • Farol de Aracaju
  • Aeroporto
  • Passarela do Caranguejo 
  • Centro de Cultura e Arte J. Inácio
  • Orlinha do Bairro Industrial 
(Fonte: Infonet)