Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Passarela do Caranguejo



Bar Cariri

A praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. Na capital do Sergipe, o lugar mais procurado é a Praia de Atalaia onde rolam os melhores hotéis , vários restaurantes e quiosques bacanas. O lugar possui bastante infra-estrutura para todos os forasteiros. Com uma seqüência de bares na orla de Atalaia cuja especialidade é o caranguejo, além dos outros frutos do mar. Ponto turístico obrigatório em Aracaju. A melhor referência é o bar Amanda. Para quem preferir ouvir um forrozinho pé-de-serra ao vivo enquanto espatifa uma pata de uçá, a dica é o Cariri. Revitalizada, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais.




terça-feira, 26 de outubro de 2010

Oceonário de Aracaju


Instalado na Orla de Atalaia, em forma de tartaruga, abriga a diversidade da flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe.  Várias espécies de peixes, tartarugas e outros animais marinhos atraem crianças e adultos. Com 5 aquários de água doce e 11 de água salgada - habitados, respectivamente, por peixes do Rio São Francisco e da costa do estado. Um recinto com tubarões vira ponto de alvoroço às 16h30, quando os animais são alimentados e os turistas podem tocá-los. Um dos destaques desse atrativo turistico é um tanque ocêanico com 150 mil litros de água, que reproduz o ambiente do fundo do mar no litoral sergipano. O lugar também funciona como centro de reabilitação de espécies.O Oceanário de  Aracaju é o primeiro do nordeste e o quinto do país, ocupando uma área de 1.100m2 de área  construida. Além disso, o Oceanário conta com o Casco Acústico, um espaço para apresentações musicais.

Fone: (79)3243-3214. Visitas: de Terça à Domingo das 9h às 21h.




Teatro Atheneu


No dia 28 de março de 1954, o governador Arnaldo Rollemberg Garcez inaugurou o auditório do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, apresentando o Corpo de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com o espetáculo "Ballet Society". Este mesmo espaço foi palco de peças teatrais como: "O Avarento" de Moliére, encenada por Procópio Ferreira e "Piaf", com Bibi Ferreira.
O Teatro Atheneu tem capacidade para 930 lugares. Localizado no Bairro São José, Rua Vila Cristina.
Fone: (79) 3179-1910

Teatro Tobias Barreto


Moderno e bem  estruturado, o Teatro Tobias Barreto foi inaugurado em março de 2002. Com capacidade para 1.3000 lugares, o espaço tem sido palco de grandes eventos culturais, políticos e sociais do estado, além de dar suporte ao Centro de Conveções de Sergipe. Concebido originalmente para ser âncora do CIC, que já existia, o Teatro é conectado a este por uma passarela, que liga diretamente aos auditórios superiores. Com uma ótima estrutura e estacionamentos ao redor integrarem o complexo CIC/TTB.

Localizado na Av. Tancredo Neves, 2209 - Distrito Industrial de Aracaju. Fone: (79)3179-1490




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Catedral Metropolitana

Datada de 1862, abriga a paróquia de nossa Senhora da Conceição. No dia 08 de dezembro acontecem manifestações católicas e de sincretismo religioso. Pela manhã a lavagem das escadarias e à tarde a procissão em homenagem à Santa, padroeira de Aracaju. Tombado pelo Patrimônio Histótico Estadual desde 1985, o templo religioso tem na sua arquitetura elementos dos estilos neoclássico e gótico. Em sua saristia é possível admirar a obra de Horácio Hora intitulada "A Virgem".Localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, Centro.



Dia de Nossa Senhora da Conceição

Governador Marcelo Déda, na lavagem das escadarias


Mercados


Mercado Albano Franco

Os antigos mercados Thales Ferraz (1949) e Antônio Franco (1926) foram restaurados e transformados num complexo que reúne história, cultura, artesanato e culínária típica, oferecendos mostras do que há de melhor na identidade do povo sergipano. Soma-se aos antigos mercados, o Mercado municipal governador Albano Franco, um centro de abastecimento comercial que atrai visitantes pelo cheiro das frutas tropicais, a oferta dos frutos do mar e pela vitalidade dos feirantes. Saindo do mercado no sentido norte, passa-se pela Passarela das Flores inaugurada em 2000, quando o complexo de mercados foi revitalizado. A passarela abriga floristas que vendem desde buquês até botões de flores naturais. Ao passar pela passarela e chegar ao Mercado Thales Ferraz um outro cheiro aguça o paladar: a tapioca e as iguarias produzidas com côco. Beiju molhado, sarolho, biscoito de goma, mal casado, pé de moleque, além de melado, castanha, amendoim e diversos doces em calda fazem a festa dos turistas. A grande área livre situada na região dos mercados denominada de Prça Hilon Lopes, é palco para os grandes eventos que acontecem em Aracaju, a exemplo Forró Caju.


Artesanato

Rendas

Forró Caju 2010

Palácio Museu Olímpio Campos



Concuído  em 1863, tem marcantes caractéristicas do neoclássico. No início do século XX, o prédio passou por grandes reforma executada por uma equipe de arquitetos e artistas italianos - entre ele Valando Belandi, Bruno Cercelli e Orestes Gatti-, que alteraram significamente a fachada e o interior, passando a apresentar ecletismo de influência européia em moda na época. O prédio, tombado pelo Governo Estadual desde 1985, funcionou como sede do Governo Estadual e residência de governantes. Completamente restaurado em 2010 foi transformado em Palácio Museu e oferece visita guiada, além do espaço para solenidades, a sala de Aracaju que abriga a maquete da cidade reproduzida a partir das décadas de 1920 a 1940, além de fotografia de evolução urbana, medalhas e símbolos da capital. Um ótimo lugar pra quem gosta de cultura, música, lançamento de livros, lanchotes e um ótimo café.
Praça Fauto Cardoso - Centro.
Visitas: Segunda a Sexta das 10h às 17hs.
Sábado Domingos e feriados das 9h às 13hs.






Mais Informações: Site do Museu Olímpio Campos



Ponte do Imperador

Ponte do Imperador

Datada de 1860 foi constrída às margens do Rio Sergipe para servir de atracadouro para o vapor Apa, que trazia o Imperador Dom Pedro II e sua comitiva em visita a então Sergipe Del Rey e serviu por longos anos para embarques e desembarques de mercadorias. Restaurado, o monumento hístorico preserva a sua originalidade arquitetônica e hoje faz parte do conjunto arquitetônico do Centro Hístorico. Lozalizado na Praça Fauto Cardoso, s/n, Centro.
Dom Pedro II

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Parque Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade)



Teleferico

Parque Governador José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, localizado no bairro Industrial, zona norte da capital, abriga ainda resquícios de Mata Atlântica, possui uma área de 1 milhão e 500 mil metros quadrados. Em 2006 o parque sofreu uma reforma e revitalização, sendo um dos lugares mais agradáveis da Cidade, onde as pessoas entram em contato com a natureza e se divertem com o mini zoológico existente no local, podendo praticar caminhadas, andar de bicicleta e desfrutar o ar puro. Além de abrigar a hípica da cidade. Um moderno teléferico permite vislumbrar a bela paisagem.

Mini Zoológico

Governador João Alves Filho e o ex-Governador José Rollemberg Leite.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 7.967 - 27/05/1985.
 



Parque Gov. Augusto Franco (Sementeira)

O Parque Gov. Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, possui uma grande área verde. Lá é possível se divertir, jogar futebol, fazer caminhadas, piquiniques, andar de blicicleta ...etc. O acesso é gratuito. O parque fica situado na Av. Dep. Silvio Teixeira, s/n - Jardins. Funciona diariamente das 6h às 18h.

Croa do Goré


Croa do Goré

O povoado de pescadores localizado no extermo sul da capital é previlegiado pela natureza. Ao leste o Oceano Atlântico, a oeste o Rio Vaza Barris com águas limpas e manguezais preservados, além de ilhas que surgem com a maré seca. A Croa do Goré, a mais famosa e procurada, ancora um restaurante flutuante que garante ao visitante saborear delícias gastronomicas da região à base de frutos do mar. É possível passear por este cenário paradisíaco a bordo do catamarã e de outras embarcações.O encontro do Rio Vaza Barris com o mar e o por do sol faz deste passeio um espetáculo inesquecível, que pode ser turpistico da cidade.

Orla Do Bairro Industrial

Às margens do rio Sergipe, no norte da capital, a Orla do Bairro Industrial é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. A ilha de Santa Luzia com seu belo coqueiral, as canoas de pescadores com suas velas coloridas ao vento, as águas do rio Sergipe e a brisa que sopra refrescando os dias de verão convidam a um passeio por essa bela paisagem.

Praia de Atalaia

Considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada recentemente, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

Caranguejo


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mirante da Praia 13 de Julho

O Mirante da Praia 13 de Julho, inaugurado em setembro de 1998, tornou-se um ponto de referência turística da cidade por dispor de um excelente cenário para a apreciação da paisagem e por ser um dos pontos mais altos da capital. Rio Sergipe, o calçadão da 13 de Julho, o manguezal, a Praia dos Artistas e o Centro Histórico são os pontos que visitantes e turistas desfrutam sentindo a brisa que envolve Aracaju.
No Mirante da Praia Formosa são realizadas exposições com a venda de obras, produtos artísticos e artesanais, além da promoção de vários eventos. Um espaço aberto para que o artista de Aracaju possa mostrar seu talento e a população conheça um pouco mais da nossa arte e cultura.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
- Segunda à Sexta: das 9h às 19h
- Sábado/Domingos e Feriados: das 9h às 15h
ENDEREÇO: Avenida Beira Mar (Calçadão da 13 de Julho)


Vista do Mirate